Curtas e Clipes | MUNDO INVISÍVEL - O SER TRANSPARENTE
ficha técnica
Direção: Laís Bodanzky
Direção de Fotografia: Carlos Baliú
Montagem: Daniel Rezende
Atores: Lee Thalor, Cássia Kis Magro e Monja Coen
Produção: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Gullane
Coprodução: HBO Latin America Originals
Participação na Produção: Oficinas Querô
Distribuição: Imovision
Ano – 2013
Galeria
Sinopse
A cineasta Laís Bodanzky é uma das realizadoras do filme Mundo Invisível, feito por doze dos maiores cineastas do mundo, tais como: Win Wenders, Atom Egoyan e Manoel de Oliveira, a convite da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O segmento que ficou por conta de Laís ganhou o nome de O Ser Transparente, sobre o japonês Yoshi Oida, criador do conceito do “ator invisível”, segundo o qual um ator consegue uma grande interpretação quando o espectador não o enxerga em cena.
Misturando arte e documentário, o filme faz uma investigação sobre o trabalho do ator por meio de entrevistas como a de Monja Coen, Cássia Kis Magro e performances como a do ator Lee Thalor.
Histórico
MUNDO INVISÍVEL é um longa-metragem que apresenta distintas percepções sobre a invisibilidade no mundo contemporâneo. A partir de ideia original do jornalista Serginho Groisman e com direção geral de Leon Cakoff e Renata Almeida, importantes realizadores mundiais participam do filme com seus olhares, apresentados em diferentes segmentos.
O filme participou do Festival de Roma (2012) e da 36ª Mostra Internacional de São Paulo (2012).
Direção geral: Leon Cakoff e Renata de Almeida
Diretores: Manoel de Oliveira, Jerzy Stuhr, Guy Maddin, Gian Vittorio Baldi, Marco Bechis, Wim Wenders, Maria de Medeiros, Theo Angelopoulos, Atom Egoyan, Laís Bodanzky, Beto Brant, Cisco Vasques
Música: André Abujamra
https://www.facebook.com/mundoinvisivelfilme