Sobre | Buriti
CVM
A Buriti Filmes é uma produtora de filmes e séries (live action, documentários e animação) para cinema, TV e VOD.
Fundada em 1997 em São Paulo - Brasil, seus sócios são os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
Ao longo de 24 anos (97/2021), a Buriti produziu 05 longas-metragens de ficção, 01 longa-metragem de animação, 04 séries documentais, 05 longas documentais e 03 curtas-metragens. Os filmes da Buriti foram exibidos em mais de 40 países e premiados em festivais internacionais como Berlim e Locarno, e em muitos festivais brasileiros.
O documentário Guerras do Brasil.Doc é uma coprodução com a EBC/TV Brasil. A série de 5 episódios apresenta os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. Em junho/2019 estreou no canal Curta! E na plataforma streaming NetFlix.
Outro trabalho realizado, foi o longa/doc Ex-Pajé - de Luiz Bolognesi - filme que recebeu menção honrosa de melhor documentário da Festival de Berlim 2018 (Panorama) e o prêmio da crítica de melhor filme no festival de documentário É Tudo Verdade 2018, entre outros prêmios nacionais e internacionais.
O longa-metragem documental, A Última Floresta, com direção de Luiz Bolognesi e coprodução Gullane Entretenimento teve sua word premiere na Berlinale de 2021, na sessão Panorama e venceu o prêmio do público. Estreou no circuito nacional em 09 de setembro de 2021.
Como Nossos Pais - de Laís Bodanzky, foi selecionado para o 67º Festival de Berlim (Panorama Special) e indicado ao prêmio Teddy. O filme foi também vencedor da 45ª edição do Festival de Gramado. Recebeu excelentes críticas na mídia internacional especializada e foi o filme mais premiado do Brasil em 2017.
Na animação, Uma História de Amor e Fúria - de Luiz Bolognesi - recebeu o Crystal de melhor animação Annecy 2013.
Na ficção teve sua estreia na competição oficial do Festival de Locarno com o filme Bicho de Sete Cabeças (coprodução Brasil/ Itália - 2001) - de Laís Bodanzky. Filme que projetou o ator Rodrigo Santoro para o mundo e que se tornou um clássico na cinematografia brasileira.
Produziu também outros filmes aclamados: Chega de Saudade (2007), de Laís Bodanzky, uma coprodução com a França - Canal Arté e As Melhores Coisas do Mundo (2010), de Laís Bodanzky, que estreou no Roma Film Festival. Além dos documentários de cinema e TV, incluindo o Cine Mambembe - O Cinema Descobre o Brasil e Mulheres Olímpicas, pelo canal ESPN.
A Buriti Filmes teve seus filmes vendidos para televisões em mais de 30 países, incluindo Canal Plus na Espanha e França, TV Arté na França e Alemanha, RAI na Itália, HBO na América Latina e TV Globo, ESPN, Globo News, Netflix e TVs Brasil, Arte 1, Canal Futura e Curta! no Brasil.
Durante 15 anos foi responsável pelos os projetos sociais Cine Tela Brasil de ensino e exibição de filmes nas periferias do Brasil, promovendo o encontro entre cinema e educação nas comunidades de baixa renda. O projeto levou mais de 1.5 milhões de pessoas ao cinema, a maioria pela primeira vez, em 759 bairros de todo o Brasil e produziu mais de 450 curtas de jovens moradores de periferias.
Atualmente produz a animação Perlimps, com direção de Alê Abreu (O menino e o mundo – indicado ao Oscar no ano de 2016), ainda sem data prevista de estreia e se prepara para lançar longa-metragem de ficção “A viagem de Pedro”, com direção de Laís Bodanzky e coprodução Biônica Filmes estão em fase de finalização.