Instituto Buriti

Livro

Sinopse

Depois de 10 anos de estrada e histórias com projetos sociais de cinema por todo Brasil, os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi lançam o livro “Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil: 10 anos levando cinema a escolas públicas e comunidades de baixa renda”

A publicação busca inspirar educadores e políticas públicas e retrata os projetos que colecionam números impressionantes.

Foram percorridos 116.509 km em estradas, levando cinema brasileiro a 759 bairros de periferia, onde foram realizadas 7439 sessões de cinema para 1.355.403 brasileiros. Dezoito estados e o Distrito Federal foram visitados pelo Cine Tela Brasil, que colocou brasileiros de várias idades pela primeira vez numa sala de cinema.

Com quatro mil exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente para escolas públicas e instituições de ensino em todo o Brasil, além de ter uma parte vendida na livraria do MIS.


Editora: Instituto Buriti
Ano – 2014

O Instituto

Fundado e conduzido pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o INSTITUTO BURITI surge em 2014 com a proposta de fomentar o audiovisual como ferramenta de ensino e aprendizagem em escolas públicas.

Através de oficinas educativas de alfabetização audiovisual, a implementação de novas metodologias e ferramentas culturais em sala de aula auxiliam na formação de alunos e professores criativos atuantes, dentro e fora da escola.

Ministradas por instrutores da área cinematográfica, as oficinas acontecerão em diversos estados do país, tendo em seu planejamento anual o comprometimento da continuidade do conteúdo aplicado in loco nas escolas e a troca de informações através do Portal Tela Brasil - plataforma web focada na informação e aprendizado audiovisual à distância.

De modo democrático, gratuito, com um formato agradável e atraente, canais de aprendizado sobre o audiovisual são capazes de promover o olhar crítico e o despertar de novos olhares para a nova era da educação.

Saiba mais sobre | OFICINAS | CONCURSOS |


 

Instituto Buriti


"Vamos centrar o foco em educação. A escola está em crise no mundo todo, com alunos pouco interessados nos formatos tradicionais. Acreditamos que o audiovisual pode ser uma ferramenta de aproximação e paixão do aluno e de professores pelo conhecimento.”  - Laís Bodanzky



“O audiovisual é uma ferramenta simples e barata capaz de ajudar a escola a se renovar, oferecendo aos alunos e professores a possibilidade de se expressarem, de aprenderem a trabalhar em grupo, de dominarem novos repertórios e sintaxes afinados com os novos tempos, e, principalmente, desenvolverem pensamento crítico e valores éticos. Tudo feito com prazer, não por obrigação.” - Luiz Bolognesi